CONFERÊNCIA "A escalada de sucesso da Mondragón Corporacíon Cooperativa (MCC)"




Realizada no dia 06 de maio, no salão Velasquez do Hotel Guanabara, no centro do Rio, foi um grande sucesso e reuniu cerca de 300 cooperativas do Rio e de outros Estados.
Os participantes ficaram empressionados com a força que o cooperativismo de trabalho tem na Espanha. A MCC beneficia diretamente 100 Mil trabalhadores no mundo e seus dirigentes tem como meta aumentar esse número para 130 Mil até 2012. Ao todo são 120 cooperativas representadas por 650 delegados que participam de um congresso anual para discutir novas diretrizes. Os diretores da MCC Mikel Lezamiz e Ruan Ignácio Aizpurua informaram que são 69 fábricas em diversos países e que as cooperativas que compõe a MCC são industrias, de crédito, agrícolas, de consumo, pesquisas, serviços de consultoria ( Engenharia, Alimentícia, de Seguros) e de Educação. Os dirigentes da MCC informam que 58% da produção das cooperativas são para exportação e que os produtos ( Elevadores, Eletrodomésticos, Bicicletas, Peças para automóveis e ônibus de luxo etc..). São competitivos e respeitados no mercado internacional. O Presidente da Febracoop Antônio Carlos Procópio, disse que "os diretores que foram a MONDRAGÓN, tiveram uma oportunidade única e que o trabalho que a MCC faz é fantástico e que não há palavras para descreve-lô". Os dirigentes da MCC disseram que grande parte do sucesso alcançado se deve aos investimentos na promoção da formação profissional e desenvolvimento das capacidades humanas e tecnológicas.

A solenidade contou tabém com presença dos ilustríssimos magistrados, V. Ex. a Dês. Aloysio Santos e com o Dr. Marcos, que só veio á enaltecer nossa bandeira que é covardemente perseguida sem embasamento legal com decisões decorrentes de “achismos”. (grifo nosso)


Fonte: Febracoop.

Nenhum comentário: